TEMPOS MÁXIMOS DE RESPOSTA GARANTIDOS (TMRG)

Os utentes beneficiários do Serviço Nacional de Saúde (SNS) gozam do direito a que lhes sejam prestados cuidados de saúde em tempo considerado clinicamente aceitável para a sua condição de saúde. Neste sentido, foram estabelecidos tempos máximos de resposta no acesso dos utentes aos cuidados de saúde para vários tipos de prestações sem carácter de urgência.

TMRG – Perguntas e Respostas

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ATUALIZAÇÃO DE DADOS DE UTENTE

A Administração Central do Sistema de Saúde, em articulação com a SPMS, vai notificar os utentes do Serviço Nacional de Saúde (SNS) a partir desta quarta-feira, 28 de agosto de 2024, no âmbito da iniciativa “Para um SNS + próximo, fique + próximo”, alertando para a necessidade de completarem os dados em falta na sua inscrição no Registo Nacional de Utentes (RNU), condição obrigatória para manter a inscrição ativa nos cuidados de saúde primários (CSP).

Se receber a notificação para atualização de dados, dirija-se a uma unidade de saúde do Serviço Nacional de Saúde e complete a informação em falta. As notificações serão realizadas através de envio de SMS e/ou correio eletrónico.

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VISITA AOS DOENTES INTERNADOS

A Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo reconhece a importância das visitas aos doentes internados. As visitas deverão dirigir-se à Receção do Hospital de Beja, no Piso 0, indicar o nome e/ou o Serviço onde o doente está internado e receber o cartão de acesso.

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ACESSO À INFORMAÇÃO CLÍNICA

Todos os utentes da ULSBA podem solicitar relatórios médicos ou informação relativa aos seus registos clínicos através do Serviço de Gestão de Doentes.

Para mais Informações também poderá consultar o site da Entidade Reguladora da Saúde através do seguinte link: https://www.ers.pt/pt/utentes/perguntas-frequentes/faq/acesso-a-informacao-de-saude/

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ATENDIMENTO TELEFÓNICO AUTOMÁTICO

Doentes em observação no Serviço de Urgência  I  Informação acerca de doentes internados  I Outros assuntos

No âmbito de um percurso para a transição digital e de melhoria na acessibilidade da comunicação com os utentes, a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo tem o atendimento telefónico automático com base na inteligência artificial.

Quais os benefícios que o atendimento por voicebot traz para os utentes quando efetuam o contacto com o Hospital?

Na prática, este novo atendimento digital, disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, promove mais agilidade e dinamismo, realizando a assistência à pessoa que liga para a ULSBA com menor tempo de espera, garantindo que todas as chamadas são atendidas e devidamente encaminhadas. C

aso as linhas telefónicas dos Serviços da ULSBA estejam impedidas ou não sejam atendidas por um profissional, o atendimento automático é acionado, solicitando ao utente a sua identificação e o motivo do contacto. A informação é registada e imediatamente direcionada para os serviços competentes que, no próprio dia ou com brevidade, dão resposta ao pedido efetuado pelo utente. Por isso, para que este processo seja mais fluído, fiável e próximo, é importante lembrar os utentes da importância de manter os dados pessoais sempre atualizados junto dos balcões administrativos da ULSBA.

Outra vantagem importante é que o sistema entende todas as mensagens de voz, mesmo aquelas em que existe algum ruído ou barulho de fundo, mantendo um bom padrão de atendimento.

Trata-se de um atendimento mais ágil, mais prático e, ainda assim, personalizado e seguro, eliminando os tempos de espera ou até mesmo a não resposta às chamadas telefónicas que muitas vezes acontecia.

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INFORMAÇÃO AOS ACOMPANHANTES DOS UTENTES ADMITIDOS NO SERVIÇO DE URGÊNCIA

Ver folheto informativo.

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APP MYULSBA

A App MyULSBA.A MyULSBA surge com o objetivo de melhorar a experiência de acesso dos utentes ao Hospital de Beja e aos Centros de Saúde da área de influência da ULSBA, dando-lhes a possibilidade de aceder, através do seu dispositivo móvel, a um conjunto de funcionalidades, de forma fácil, cómoda e segura.

Ao mesmo tempo, a app MyULSBA pretende ligar mais as pessoas às suas equipas de saúde, reforçando a confiança, a rapidez de contactos e a comodidade de quem reside longe da sua unidade de saúde.

De forma gratuita, simples e confidencial, através da MyULSBA, pode saber as consultas e exames que tem marcados, consultar informações úteis para a sua permanência no Hospital de Beja, receber informações que o ajudam a tomar as melhores decisões sobre a sua saúde, pedir relatórios médicos, obter declarações de presença, consultar referências para pagamento de taxas moderadoras e pedir o cancelamento e reagendamento de consultas e exames.

Pode ainda saber as últimas notícias e receber questionários de satisfação personalizados porque a sua opinião é importante para nós.
E o melhor é que pode fazer tudo isto, através do seu computador, tablet ou smartphone.

aplicação MyULSBA pode ser descarregada gratuitamente através da App Store, para telemóveis Apple, e da Google Play, para telemóveis Android, após pesquisa por “MyULSBA”.

Quais as funcionalidades da App MyULSBA?

Com a app MyULSBA o utente pode:

  • Receber notificações sobre as suas próximas consultas e exames;
  • Solicitar o cancelamento ou reagendamento das suas consultas;
  • Ter acesso ao seu histórico de episódios no hospital;
  • Ter acesso ao histórico de dádivas de sangue, no caso de ser dador no Hospital;
  • Consultar informação sobre as suas taxas moderadoras em dívida e possibilidade de solicitar as referências multibanco para pagamento;
  • Efetuar pedidos de relatórios sobre o seu processo clínico;
  • Encontrar as localizações sobre das unidades de saúde e ter, assim, facilidade na deslocação aos Centros de Saúde, Extensões e Hospital;
  • Consultar os tempos de espera nas urgências;
  • Obter Informações úteis para o utente e campanhas de saúde.

Estas são as funcionalidades disponíveis neste momento, mas continuaremos a trabalhar para acrescentar novas soluções que ajudem o utente a estar mais ligado à ULSBA e a cuidar melhor da sua saúde.

Como efetuar o registo?
No telemóvel: Faça o download da app MyULSBA na Play Store da Google (Android) ou na App Store (iPhone). Depois basta abrir a app, clicar em “Iniciar” e seguir as instruções.

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TAXAS MODERADORAS

PERGUNTAS E RESPOSTAS  – Entidade Reguladora da Saúde 2023

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CONSULTA DO VIAJANTE E CENTRO DE VACINAÇÃO INTERNACIONAL

A ULSBA dispõe de um Centro de Vacinação Internacional e de Consulta do Viajante , inseridos na Unidade de Saúde do Viajante, recentemente criada.

A Unidade de Saúde do Viajante localiza-se nas Consultas Respiratórias da Comunidade (antigo CDP), na Rua Rainha D. Amélia, 2, em Beja.

As consultas são realizadas às 2ªs Feiras, entre as 14:00h e as 17:00h.
O agendamento destas consultas deverá ser efetuado da seguinte forma:
– Por e-mail: secretariado.viajante@ulsba.min-saude.pt
– Por telefone: 284 243 637

Nota: A consulta do viajante deve ser realizada, de preferência, 4 a 8 semanas antes da data da partida.

Deverá ser portador de:
– Documento de identificação;
– Número do SNS;
– Boletim individual de saúde (boletim vacinas)
– Certificado internacional de vacinas (caso já o possua).

FOLHETO INFORMATIVO

Outros locais para a sua Consulta do Viajante:

Hospital do Litoral Alentejano
Monte do Gilbardinho EN 261
7540-230 Santiago do Cacém
Telefone: 269 818 100 / 269 818 125
Fax: 269 818 127
Consultas e vacinação sempre com marcação prévia, presencialmente ou por telefone.
Consulta e vacinação: Quarta-feira, das 9 às 13 horas.
Deve realizar-se 3 semanas a um mês antes da data prevista para a viagem.
Documentos necessários: Cartão do Utente, Bilhete de Identidade e Boletim Individual de Saúde/Vacinas.

Évora
Canaviais (Antigo Edifício de Área COVID)
Rua das 5 Cepas, Quinta do Albergue
7005-376 Évora

As consultas são realizadas às 5ªs Feiras, entre as 15h e as 18h.
O agendamento destas consultas deverá ser efetuado da seguinte forma:
– Por e-mail: cviajante@alentejocentral.min-saude.pt
– Por telefone: 963 564 782 – de 2ª feira a 6ª feira das 14h às 16h

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SAÚDE DA MULHER E GRAVIDEZ

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CIRURGIA DE AMBULATÓRIO

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DEIXE DE FUMAR

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CUIDADOS & ALIMENTAÇÃO

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COLHEITAS DE SANGUE

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SAÚDE & INVERNO

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DIREITOS E DEVERES DOS DOENTES

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CIRURGIA GERAL

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SAÚDE & VERÃO

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INTERNAMENTO NO SERVIÇO DE PSIQUIATRIA

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SAÚDE PÚBLICA