O Gabinete do Cidadão por determinação do Despacho 8958/2013, de 9 de julho, assegura a participação dos cidadãos na melhoria da organização e do funcionamento dos serviços, na qualidade dos cuidados de saúde prestados, identificando propostas e medidas corretivas a adotar, sendo um instrumento de gestão dos Serviços e um meio de defesa dos utentes e acompanhantes. Em suma, tem como principais objetivos:
- Melhorar a relação entre os Utentes e a Instituição;
- Promover a humanização dos Serviços;
- Envolver os Utentes no processo de melhoria de qualidade no atendimento;
- Reforçar a cidadania.
O Gabinete do Cidadão, pelas competências que lhe são atribuídas, assume a receção de todas as exposições (reclamações, sugestões e elogios) que visam a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo, em todas as suas Unidades Funcionais, bem como procede ao registo e tratamento das exposições, sendo obrigatoriamente remetidas à Entidade Reguladora da Saúde (ERS).
Horário de atendimento
- Dias úteis: 09:00h às 17:00h
- Sábados, domingos e feriados: encerrado
Contactos
- Email Gabinete do Cidadão: gu@ulsba.min-saude.pt
- Telefone: 284 310 200
Como apresentar exposições (sugestões, elogios e reclamações)
- Diretamente no Gabinete do Cidadão – Hospital José Joaquim Fernandes (junto ao hall da entrada principal)
- Via carta dirigida ao Gabinete do Cidadão (Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo, EPE – Rua Dr. António Fernando Covas Lima 7801-849 Beja)
- Email (gu@ulsba.min-saude.pt)
- Nos Livros de Reclamações, existentes em todos os Serviços de atendimento ao público (Hospital de Beja e Centros de Saúde da ULSBA)
Para o adequado tratamento das exposições, estas deverão conter os seguintes dados:
- Nome completo (deve constar também o nome do utente, se não for este a expor a situação)
- Morada completa
- Contacto telefónico
- Data e assinatura
- Descrição clara da ocorrência, identificando, sempre que possível, o Serviço visado e o/a profissional envolvido(a)
- Caso pretenda que a sua reclamação seja tratada como anónima, deve fazer menção a tal facto.
- Se reclamar em nome de outra pessoa (familiar ou acompanhante) deve informar qual o nome completo do utente.
Faça-nos um Elogio!
Apesar de ser possível escrever um elogio no Livro Amarelo, informamos que está disponível no Hospital de Beja e nos Centros de Saúde o Livro de Elogios, que permite aos nossos utentes expressar o seu agrado e reconhecimento pela qualidade dos serviços recebidos e/ou destacar a atuação dos profissionais de saúde. Elogie e valorize quem merece!

Perguntas Frequentes na Entidade Reguladora da Saúde