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Gabinete do Cidadão

Gabinete do Cidadão por determinação do Despacho 8958/2013, de 9 de julho, assegura a participação dos cidadãos na melhoria da organização e do funcionamento dos serviços, na qualidade dos cuidados de saúde prestados, identificando propostas e medidas corretivas a adotar,  sendo um instrumento de gestão dos Serviços e um meio de defesa dos utentes e acompanhantes. Em suma, tem como principais objetivos:

  • Melhorar a relação entre os Utentes e a Instituição;
  • Promover a humanização dos Serviços;
  • Envolver os Utentes no processo de melhoria de qualidade no atendimento;
  • Reforçar a cidadania.

O Gabinete do Cidadão, pelas competências que lhe são atribuídas, assume a receção de todas as exposições (reclamações, sugestões e elogios) que visam a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo, em todas as suas Unidades Funcionais, bem como procede ao registo e tratamento das exposições, sendo obrigatoriamente remetidas à Entidade Reguladora da Saúde (ERS).

Horário de atendimento

  • Dias úteis: 09:00h às 17:00h
  • Sábados, domingos e feriados: encerrado

Contactos

Como apresentar exposições (sugestões, elogios e reclamações)

  • Diretamente no Gabinete do Cidadão – Hospital José Joaquim Fernandes (junto ao hall da entrada principal)
  • Via carta dirigida ao Gabinete do Cidadão (Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo, EPE – Rua Dr. António Fernando Covas Lima  7801-849 Beja)
  • Email (gu@ulsba.min-saude.pt)
  • Nos Livros de Reclamações, existentes em todos os Serviços de atendimento ao público (Hospital de Beja e Centros de Saúde da ULSBA)

Para o adequado tratamento das exposições, estas deverão conter os seguintes dados:

  • Nome completo  (deve constar também o nome do utente, se não for este a expor a situação)
  • Morada completa
  • Contacto telefónico
  • Data e assinatura
  • Descrição clara da ocorrência, identificando, sempre que possível, o Serviço visado e o/a profissional envolvido(a)
  • Caso pretenda que a sua reclamação seja tratada como anónima, deve fazer menção a tal facto.
  • Se reclamar em nome de outra pessoa (familiar ou acompanhante) deve informar qual o nome completo do utente.

 

Faça-nos um Elogio!

Apesar de ser possível escrever um elogio no Livro Amarelo, informamos que está disponível no Hospital de Beja e nos Centros de Saúde o Livro de Elogios, que permite aos nossos utentes expressar o seu agrado e reconhecimento pela qualidade dos serviços recebidos e/ou destacar a atuação dos profissionais de saúde. Elogie e valorize quem merece!

 

Perguntas Frequentes na Entidade Reguladora da Saúde


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