O Gabinete do Cidadão por determinação do Despacho 8958/2013, de 9 de julho, assegura a participação dos cidadãos na melhoria da organização e do funcionamento dos serviços, na qualidade dos cuidados de saúde prestados, identificando propostas e medidas corretivas a adotar, sendo um instrumento de gestão dos Serviços e um meio de defesa dos utentes e acompanhantes. Em suma, tem como principais objetivos:
O Gabinete do Cidadão, pelas competências que lhe são atribuídas, assume a receção de todas as exposições (reclamações, sugestões e elogios) que visam a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo, em todas as suas Unidades Funcionais, bem como procede ao registo e tratamento das exposições, sendo obrigatoriamente remetidas à Entidade Reguladora da Saúde (ERS).
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Para o adequado tratamento das exposições, estas deverão conter os seguintes dados:
Apesar de ser possível escrever um elogio no Livro Amarelo, informamos que está disponível no Hospital de Beja e nos Centros de Saúde o Livro de Elogios, que permite aos nossos utentes expressar o seu agrado e reconhecimento pela qualidade dos serviços recebidos e/ou destacar a atuação dos profissionais de saúde. Elogie e valorize quem merece!

Perguntas Frequentes na Entidade Reguladora da Saúde