Mais simples e mais acessível
No âmbito de um percurso para a transição digital e de melhoria na acessibilidade da comunicação com os utentes, o Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo, EPE, apresenta a mais recente ferramenta de comunicação digital – a App MyULSBA.
A MyULSBA surge com o objetivo de melhorar a experiência de acesso dos utentes ao Hospital de Beja e aos Centros de Saúde da área de influência da ULSBA, dando-lhes a possibilidade de aceder, através do seu dispositivo móvel, a um conjunto de funcionalidades, de forma fácil, cómoda e segura.
Ao mesmo tempo, a app MyULSBA pretende ligar mais as pessoas às suas equipas de saúde, reforçando a confiança, a rapidez de contactos e a comodidade de quem reside longe da sua unidade de saúde.
De forma gratuita, simples e confidencial, através da MyULSBA, pode saber as consultas e exames que tem marcados, consultar informações úteis para a sua permanência no Hospital de Beja, receber informações que o ajudam a tomar as melhores decisões sobre a sua saúde, pedir relatórios médicos, obter declarações de presença, consultar referências para pagamento de taxas moderadoras e pedir o cancelamento e reagendamento de consultas e exames.
Pode ainda saber as últimas notícias e receber questionários de satisfação personalizados porque a sua opinião é importante para nós.
E o melhor é que pode fazer tudo isto, através do seu computador, tablet ou smartphone.
A aplicação MyULSBA pode ser descarregada gratuitamente através da App Store, para telemóveis Apple, e da Google Play, para telemóveis Android, após pesquisa por “MyULSBA”.
Quais as funcionalidades da App MyULSBA?
- Receber notificações de alerta sobre marcações/reagendamentos/cancelamentos de consultas futuras e eventos, quer do Hospital, quer do Centro de Saúde;
- Consultar informação sobre o local da consulta, tendo a possibilidade de navegar até ao local;
- Consultar o histórico da relação com a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo
- Visualização detalhada dos agendamentos. Quaisquer alterações realizadas pela Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo serão replicadas na agenda do MyULSBA;
- Solicitar reagendamento ou cancelamento de consultas;
- Download do comprovativo de presença;
- Pedido de relatórios médicos;
- Consultar taxas moderadoras em dívida e solicitar referência multibanco para pagamento, sendo a mesma disponibilizada posteriormente no MyULSBA;
- Pedido de esclarecimento de taxas moderadoras;
- Responder a inquéritos de satisfação, de saúde e outros pedidos, relativos à interação do utente com o hospital;
- Consultar informação/localização das unidades que constituem a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo
- Dador ULSBA, com o histórico das dádivas de sangue, das análises, e informação das brigadas móveis;
Estas são as funcionalidades disponíveis neste momento, mas continuaremos a trabalhar para acrescentar novas soluções que ajudem o utente a estar mais ligado à ULSBA e a cuidar melhor da sua saúde.
Como efetuar o registo?
No telemóvel: Faça o download da app MyULSBA na Play Store da Google (Android) ou na App Store (iPhone).
Depois basta abrir a app, clicar em “Iniciar” e seguir as instruções.
Perguntas Frequentes
MyULSBA – o que é e como posso aceder?
MyULSBA é a nova APP do utente da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo que constitui um novo canal de comunicação, interação e contacto entre a ULSBA e os seus utentes, bem como a comunidade em geral.
Com acesso a partir do telemóvel, computador ou tablet, o utente da ULSBA pode comodamente aceder, a qualquer hora, de forma fácil e segura a um conjunto de funcionalidades e informações pessoais sobre a sua atividade na Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo.
MyULSBA é de adesão gratuita, e numa primeira fase, não está disponível para menores de idade.
MyULSBA está disponível via app, nas versões Android, IOS e Windows e poderá ser descarregada nas respetivas stores, e via web, através do endereço http://my.ulsba.min-saude.pt. O suporte para autenticação é feito através do sistema de chave móvel digital ou, em alternativa, através do número de telemóvel e do número de utente do SNS, tendo o número de telemóvel que ser o mesmo que está registado no seu processo hospitalar.
Para aceder ao MyULSBA preciso de ser utente da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo?
Não. Qualquer cidadão consegue aceder sem se registar, tendo acesso limitado às informações de carater geral/Institucional.
Para poder usufruir de todas as funcionalidades disponíveis precisa ser utente da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo e registar-se.
Quem pode aderir à área pessoal?
À exceção de menores de idade, qualquer utente pode aderir à Área Pessoal.
Posso associar ascendentes/descendentes à área pessoal?
Sim. Será feita uma validação, com cruzamento de informação do telemóvel de registo na app e respetivo nº SNS (ex.: Pai adiciona nº SNS do filho na sua app. Caso a ficha de utente do filho, contenha o número de telemóvel do Pai, e com o qual se registou na app, será feita uma validação positiva, passando a aceder às informações do filho).
As diferentes informações das contas validadas e associadas a uma conta principal, ficarão visíveis através de separadores distintos, com o nome dos utentes associados. (p.ex. Menu -> Meus dados -> Histórico de episódios -> Nome do utente A/Nome do utente B -> listagem com histórico de episódios do utente selecionado).
Não consegui fazer o meu registo. E agora?
Deve confirmar se efetuou o seu registo com o número de telefone associado à sua ficha de utente da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo e SNS correto.
Caso se tenha enganado no número de telefone deve fazer terminar sessão (Definições ->Terminar Sessão) e voltar a fazer o registo com o número de telefone correto.
Caso se tenha enganado no número de SNS deve fazer pedido de eliminação de dados (Definições ->Acerca -> Eliminar dados) e voltar a fazer o registo mais tarde (os pedidos serão processados nos 2 dias úteis seguintes).
Em caso de engano no preenchimento do nº de utente do SNS, deverá ser feito um pedido de esquecimento.
Para o fazer basta aceder ao menu > “Definições” > “Acerca” > “Eliminar dados” > “Pedir Eliminação de dados” > “OK”.
Deverá aguardar 24h e efetuar novo registo com o seu Nº SNS correto. Caso os dados estejam corretos não se preocupe! A ULSBA tem uma equipa que irá analisar estes casos e entrará brevemente em contato consigo.
Quais as funcionalidades disponíveis?
Receber notificações de alerta sobre marcações/reagendamentos/cancelamentos de consultas futuras e eventos, quer do Hospital, quer do Centro de Saúde;
Consultar informação sobre o local da consulta, tendo a possibilidade de navegar até ao local;
Consultar o histórico da relação com a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo
Visualização detalhada dos agendamentos. Quaisquer alterações realizadas pela Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo serão replicadas na agenda do MyULSBA;
Solicitar reagendamento ou cancelamento de consultas;
Download do comprovativo de presença;
Pedido de relatórios médicos;
Consultar taxas moderadoras em dívida e solicitar referência multibanco para pagamento, sendo a mesma disponibilizada posteriormente no MyULSBA;
Pedido de esclarecimento de taxas moderadoras;
Responder a inquéritos de satisfação, de saúde e outros pedidos, relativos à interação do utente com o hospital;
Consultar informação/localização das unidades que constituem a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo
Dador ULSBA, com o histórico das dádivas de sangue, das análises, e informação das brigadas móveis;
Fiz uma atualização do meu número de telemóvel, e agora não aparecem as consultas e exames realizados ou agendados, o que fazer?
A app deteta a atualização de dados, no entanto deverá aguardar validação do servidor que ocorre normalmente em 48 horas. Nota importante, sempre que se verificar uma alteração dos dados do utente, a mesma deverá ser efetuada no Centro de Saúde ou nos serviços administrativos do hospital.
Posso consultar agendamentos futuros?
Sim, é possível consultar agendamentos futuros (consultas e exames). Para tal, deve aceder à área Agenda, onde lhe são apresentadas as próximas consultas/ exames por data, com a hora e local onde se vão realizar. Para mais detalhes deve clicar na consulta/ exame em questão.
Quero integrar os agendamentos da app diretamente no meu smartphone, é possível? Como fazê-lo?
A integração do calendário da app no seu smartphone é possível, mas não é automática. Deverá ser realizada manualmente em Definições – > Integração de calendário –> Ativar integração do calendário
Como posso pedir reagendamento/cancelamento de consultas?
Caso não possa comparecer à sua consulta, faça um pedido de reagendamento ou cancelamento da consulta. Assim, que a sua consulta for reagendada, recebe uma notificação com a nova data da consulta.
O pedido de remarcação da consulta pode ser feito na própria notificação de marcação de consulta, ou posteriormente na agenda na consulta em questão. O pedido de cancelamento não pressupõe a marcação de uma nova consulta.
Posso pedir para marcar consultas na MyULSBA?
Para os Cuidados de Saúde Primários, sim.
Na App MyULSBA Meus Dado -> Centro de Saúde -> Agendamento de Consulta Para o Hospital, não. O utente não pode pedir para marcar consultas. Caso necessite de uma consulta de especialidade deve falar com o secretariado da respetiva consulta.
Posso pedir a renovação de Receituário na MyULSBA?
Sim. Agora já não necessita de se deslocar ao Centro de Saúde, pode fazer o pedido através da App MyULSBA: Meus Dados > Centro de Saúde > Renovação de Receituário.
Como posso consultar o histórico de episódios?
O histórico de episódios está disponível para episódios referentes ao Hospital e aos Cuidados de Saúde Primários, em Meus Dados -> Histórico de Episódios.
Como posso obter um comprovativo de presença?
Se necessitar de declaração de presença detalhada, solicite-a no secretariado antes de sair do serviço. Na sua app, terá acesso a um comprovativo de presença de Consulta/ Urgência/ Internamento/ Hospital de Dia, e Cuidados de Saúde Primários. Para isso deve ir a Meus Dados -> Histórico de Episódios e no episódio em questão terá acesso ao mesmo.
Quais os resultados dos exames que ficam disponíveis na MyULSBA?
Em breve, ficarão disponíveis na app os resultados das análises clínicas.
Como posso saber se tenho taxas moderadoras em divida?
Aceda a Taxas Moderadoras, onde lhe é apresentado o valor total em dívida, bem como o valor discriminado e detalhado por episódio.
Como posso solicitar emissão de referência multibanco das taxas em divida?
Pode solicitar, através da app, a referência multibanco do valor total em divida apresentado na app. Após a sua emissão, vai receber uma notificação com a referência multibanco na sua app.
Como posso fazer um pedido de esclarecimento relativo às taxas moderadoras em dívida / isenções?
O pedido de esclarecimento relativo às taxas moderadoras/isenções pode ser feito através da sua app. Para isso deverá ir a Taxas Moderadoras -> Pedido de esclarecimento de taxas moderadoras.
Como posso solicitar relatórios clínicos?
Não se desloque, para este efeito, ao hospital. Na App pode fazer o pedido de relatórios Clínicos referentes a episódios de Internamento, Urgência ou de Especialidade.



