Regina Candeias, médica cirurgiã e coordenadora da Comissão de Prevenção e Tratamento de Feridas da ULSBA, alerta para a problemática das feridas complexas e do pé diabético, na Rubrica “Uma Questão de Saúde” na Rádio Voz da Planície.
Com o envelhecimento da população cada vez mais se verificam casos de feridas complexas, associadas a várias doenças e, em particular, ao pé diabético.
Na área de abrangência da ULSBA, a médica refere que “existe cada vez mais uma maior incidência deste tipo de feridas”. “No Baixo Alentejo existe uma grande taxa de idosos”, com várias comorbilidades, muitas vezes com diabetes de longa duração.
A problemática que se coloca é que estes doentes têm uma diminuição na qualidade de vida, frisou Regina Candeias. Por vezes, há doentes que “têm feridas há anos, muitas vezes décadas e, acabam por conviver com elas como se fossem normais”. A dor e o odor podem ser intensos o que leva à sua própria exclusão social. O pé diabético é um verdadeiro problema de saúde pública, defende.
Dra. Regina Candeias
Oiça a entrevista completa na rubrica “Uma Questão de Saúde” desta semana, a partir de amanhã, dia 30 de agosto, no site da Rádio Voz da Planície ou na emissão 104.5fm, às 9h30 com repetição às 16h30.