O plano de preparação e resposta do Ministério da Saúde para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ23) foi apresentado esta segunda-feira, 5 de junho.
A 57 dias do início oficial do evento, o Ministro da Saúde, Manuel Pizarro, sublinhou que há muitas atividades já em curso, reiterando que a saúde mantém uma postura de “tranquilidade vigilante”.
“Estamos tranquilos na medida em que não esperamos que haja eventos que precisem de uma resposta de saúde major, até porque estudámos as experiências de outros países”, reforçou o Ministro da Saúde, salientando que a resposta à pandemia foi já um “teste de stress” à capacidade do Serviço Nacional de Saúde, com provas dadas na área da emergência médica.
“Podemos confiar que Portugal, no seu conjunto, e a saúde em particular, estão preparados para responder a este evento. Estamos preparados com um conjunto significativo de meios, que quanto menos forem utilizados melhor”, assinalou Manuel Pizarro, dando nota de que haverá um reforço de 75 postos fixos de socorro básico e de 75 equipas móveis, a que acrescem 10 postos médicos avançados e dois hospitais de campanha, que serão ativados em agosto.
Também a secretária de Estado da Promoção de Saúde, que em abril nomeou a comissão de gestão do plano, agradeceu o contributo das diferentes entidades envolvidas e garantiu que a resposta está preparada. Margarida Tavares sublinhou que, dado o baixo risco clínico dos participantes, o foco deste evento não será a saúde, que estará na retaguarda, mas o ambiente de festa e comunhão esperado.
O plano do Ministério da Saúde, que no terreno será articulado pelos diferentes organismos competentes e Direção Executiva do SNS, foi apresentado pelo presidente da comissão de gestão, António Marques.
Saiba mais nos documentos em baixo:
Documento com principais ações previstas no Plano do Ministério da Saúde para a JMJ23
Apresentação feita pelo presidente da Comissão de Gestão
Plano do Ministério da Saúde para a JMJ23
O SNS 24 – 808 24 24 24, que é o serviço de triagem, aconselhamento e encaminhamento permanente do Serviço Nacional de Saúde, com funcionamento 24/7. Recomenda-se o contacto com o SNS 24 antes de qualquer deslocação não agendada a uma unidade de saúde (hospital ou centro de saúde), por forma a garantir uma orientação e referenciação adequadas. Em caso de emergência, deve ser contactado o 112 – Número Europeu de Emergência.
Sim, face à afluência prevista para a JMJ23, a capacidade de atendimento do SNS24 vai ser reforçada. Atualmente o SNS24 atende cerca de 7 mil chamadas por dia e o reforço da capacidade será realizado de forma progressiva, iniciando-se na segunda semana de julho. A título de exemplo, em janeiro de 2022 foram atendidas mais de 3 milhões de chamadas no SNS24, tendo sido atendidas mais de 100 mil chamadas num único dia, estando demonstrada a capacidade de expansão do serviço.
Sim. Além de português, estará disponível o atendimento em inglês e castelhano, podendo ainda ser solicitado o apoio do serviço de atendimento telefónico mediado pelo Alto Comissariado para as Migrações. Está também disponível o atendimento em língua gestual portuguesa através de videochamada.
A avaliação vai ser feita pela Direção-Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS) e Administrações Regionais de Saúde (ARS) em função da procura e da tipologia de eventos organizados a nível local, quer durante a semana (horário alargado), quer ao fim de semana (horário complementar).
Como posso saber os horários de funcionamento dos centros de saúde?
A informação está disponível no Portal do SNS e nos portais das ARS, onde é atualizada regularmente. Será também atualizada no separador criado para a JMJ23, na seção de informações úteis.
O reforço de meios de socorro é liderado pelo INEM, em articulação com a DE-SNS, de forma a responder à procura e capacidade instalada dos serviços. Durante a JMJ23 vão ser ativados 75 postos fixos de suporte básico de vida e 75 equipas móveis de suporte básico de vida. Serão também instalados 10 postos médicos com suporte avançado de vida e dois hospitais de campanha. O Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM) foi também reforçado, no passado dia 1 de junho, com mais 28 meios de emergência médica. Este reforço sazonal foi adicionado aos 46 meios de emergência que foram operacionalizados no passado mês de maio. O SIEM, com a colaboração dos Corpos de Bombeiros (CB) e Cruz Vermelha Portuguesa (CVP), está agora reforçado para os meses de verão com mais 74 meios para socorrer os cidadãos.
Antes de qualquer ida a uma unidade de saúde, é recomendado o contacto com o SNS 24 para melhor encaminhamento. De acordo com a necessidade, o atendimento pode acontecer nos cuidados primários ou nos cuidados hospitalares, não sendo a não apresentação de número de utente um impedimento para a prestação de cuidados.
Às farmácias, mediante prescrição emitida em Portugal ou no espaço europeu. Estarão identificados na App oficial do evento e no Portal do SNS os locais de venda de medicamentos sujeitos a receita médica (farmácias) e os locais de venda de medicamentos não sujeitos a receita médica (ex. supermercados). Adicionalmente, poderão ser ativados postos móveis de venda de medicamentos e produtos de saúde.
A gestão do período de férias é feita pelas instituições, consoante a realidade e necessidades locais, em articulação com a DE-SNS.
Fonte: Portal do SNS