04-05-2022

DIA MUNDIAL DA HIGIENE DAS MÃOS ASSINALADO NA ULSBA

A equipa de Enfermagem do Bloco Operatório do Hospital José Joaquim Fernandes assinala o Dia Mundial da Higiene das Mãos, a 5 de maio, com atividades a desenvolver junto dos profissionais nos Serviços.

Entre as atividades, está uma apresentação acerca da importância do dia, a avaliação da higiene das mãos durante o turno da manhã, com marcador fluorescente e caixa UV e a distribuição de um panfleto informativo.

É importante salientar a importância do papel pedagógico dos profissionais de saúde, através do seu exemplo junto dos pares, mas também através da autoformação, do treino, da capacitação e do desenvolvimento de competências.

Igualmente importante é o ensino aos utentes e à população em geral, para que todos colaborem na promoção das medidas de prevenção.

A iniciativa no Hospital de Beja, ainda que de carácter interno, conta com a colaboração do Grupo Coordenador Local da ULSBA do Programa de Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistência aos Antimicrobianos (PPCIRA).

DIA MUNDIAL DA HIGIENE DAS MÃOS

Lembramos que em 2022, a Organização Mundial de Saúde (OMS) definiu como tema da campanha “Cultura de Qualidade e Segurança em Saúde, que Valorize a Higiene das Mãos” e o slogan “Juntos pela Segurança: Higienize as suas Mãos”.

O dia foi criado pela OMS, com o propósito de chamar a atenção para a importância da higienização das mãos.

vulputate, commodo ut ultricies lectus et, vel, libero efficitur. leo. id