Ir para o conteúdo
Início
/
Notícias
02-11-2021

COMEMORAÇÃO DO DIA MUNDIAL DA DIABETES

No mês de novembro assinala-se o Dia Mundial da Diabetes e a ULSBA associa-se à Federação Internacional de Diabetes nesta importante comemoração.

Para 2021-23 o tema principal do Dia Mundial da Diabetes é o acesso aos cuidados de saúde das pessoas com diabetes, com o slogan “Se não for agora, quando será?”.

100 anos depois da descoberta da insulina, milhões de pessoas com diabetes em todo o mundo ainda não têm acesso aos cuidados de que precisam. As pessoas com diabetes precisam de cuidados e apoio contínuos para controlar sua condição de saúde e evitar complicações.

Estamos a viver numa época extremamente difícil, em que as pessoas com diabetes (e não só) enfrentam outra grande ameaça à saúde. Infelizmente, as pessoas que vivem com Diabetes podem ser mais suscetíveis às complicações da COVID-19. Devemos por isso preocupar-nos com o facto de que, devido ao fardo da pandemia, os recursos e atenção estejam demasiado direcionados para doenças infeciosas em detrimento de todas as doenças não transmissíveis, incluindo diabetes.

Não podemos esperar mais para que medicamentos, tecnologias, suporte e cuidados à diabetes sejam disponibilizados a todos os que deles precisam. O centenário da descoberta da insulina apresenta uma oportunidade única de trazer mudanças significativas para mais de 460 milhões de pessoas que vivem com diabetes em todo o mundo e outros milhões em risco.

Unida, a comunidade global da diabetes tem os números e a determinação para realizar mudanças significativas. Precisamos aceitar o desafio!

É hora de governos, legisladores e defensores agirem para aumentar o investimento nos cuidados e prevenção do diabetes e garantir que todas as pessoas que vivem com diabetes tenham acesso aos cuidados de que precisam.

 

Se não for agora, quando será?


Partilhar:
mi, consequat. leo. luctus Phasellus vel, libero. libero lectus