Ir para o conteúdo
Início
/
Notícias
05-01-2022

MÉDICO DA ULSBA PUBLICA ARTIGO CIENTÍFICO EM REVISTA INTERNACIONAL

Filipe Pinheiro, Médico Anestesiologista da ULSBA e David Coelho, Interno do 5º ano de Formação Especializada de Anestesiologia, publicam artigo científico na edição de janeiro 2022 da Revista Mexicana de Anestesiologia.

“Bloqueio contínuo do plano do eretor da espinha para analgesia pós-operatória de uma colectomia segmentar por incisão subcostal”

Resumo

O bloqueio do plano do eretor da espinha é uma técnica ecoguiada que ganhou popularidade como técnica analgésica perioperatória devido à sua versatilidade e perfil de segurança.

Descreve-se o caso de uma idosa com cardiopatia isquémica e fibrilação auricular, submetida a uma colectomia segmentar através de uma laparotomia subcostal esquerda sob anestesia geral, para excisão de um tumor do colon.

Pós-operatoriamente foi colocado ecoguiado, um cateter no plano do eretor da espinha ao nível de T7, o qual foi utilizado para analgesia (ropivacaína 0,2%; bolus + perfusão a 8 mL/h), complementada com paracetamol e metamizol magnésio endovenosos. Este esquema analgésico foi mantido durante 72h, com excelente controlo da dor, tendo o cateter sido removido no final.

A doente permaneceu com analgesia adequada, sem necessidade de opióides de resgate, até à data de alta sete dias após a cirurgia.

Conclusão

O bloqueio contínuo do plano do eretor da espinha a nível torácico, foi neste caso uma técnica eficaz para a analgesia pós-operatória em cirurgia abdominal aberta, permitindo um controlo excelente da dor associado a baixo risco de complicações e evitando a utilização de opióides.

 

Leia aqui o ARTIGO completo

 

 

 


Partilhar:
Ir para o topo
Lorem nec leo Praesent ut ante.