
De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, as previsões meteorológicas apontam para a continuação de tempo frio e seco, descida das temperaturas, arrefecimento noturno e intensificação do vento frio com um aumento do desconforto térmico. Saiba como se proteger!
A partir da madrugada de dia 10/01, prevê-se a substituição gradual de uma massa de ar polar por uma massa de ar com caraterísticas de ar Ártico, sobre Portugal continental. Como consequência, na próxima semana, a temperatura mínima deverá variar entre -6 e 6°C na generalidade do território e a temperatura máxima não ultrapassará os 14°C, estando previsto que os valores mais baixos sejam registados nas regiões do interior Norte e Centro.
À semelhança do que se verificou em outros anos, é provável que as baixas temperaturas tenham repercussões sobre a mortalidade nos próximos dias, nomeadamente nas pessoas com 65 ou mais anos, pelo que as medidas recomendadas adquirem particular relevo neste grupo etário.
Para se proteger dos efeitos negativos do frio na saúde, a Direção-Geral da Saúde recomenda as seguintes medidas de Saúde Pública:
Medidas de proteção individual
Medidas ambientais
Mantenha-se informado, hidratado e quente!
Se ficar doente, não corra para as urgências, Ligue SNS 24 (808 24 24 24).
Esteja atento às informações meteorológicas, às recomendações da Direção-Geral da Saúde, aos avisos da Proteção Civil e das Forças de Segurança.